Pesquise:

quarta-feira, 4 de março de 2015

Educar para a Vida

( Cris Souza, pedagoga e jornalista)
contato: cristinasouza35@hotmail.com
whatsapp 79 99167780

Educação, palavra tão falada e tão ignorada de fato. O que é educação? O que é educar? Qual a diferença entre ensinar e educar? Vamos por partes. Educação, segundo o dicionário de Aurélio, é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Dando prosseguimento, ainda consta neste dicionário, que é polidez e civilidade.
Pelo visto alguma coisa não está funcionando bem. O que vemos na sua maioria, são pessoas grosseiras umas com as outras, sem o mínimo de gentilezas. Jovens que não sabem cumprimentar, que não conseguem pronunciar um simples bom dia, boa tarde e boa noite, o básico de uma boa educação. Que em vez de um com licença, invadem e destroem.
Seres que preferem agredir, matar e violentar. Que não têm a mínima vontade de aceitar o outro, com suas características peculiares, afinal, somos diferentes, e o nosso direito acaba, quando começa o do outro.
Educar então seria aprender a respeitar, a compreender, a ter tolerância. Entender que os valores existem para ajudar os seres humanos a conviverem em harmonia, em comunhão. Então se presume que a escola não está educando, muito pelo contrário, esta instituição preocupa-se somente em formar trabalhadores, mãos de obra para o enriquecimento do país e não em formar cidadãos, seres preocupados com os problemas de seu povo, comprometidos com as causas sociais.
Ensinar é o ato meramente mecânico de passar os conteúdos programáticos, conhecimentos, sem o professor se envolver afetivamente com seu aluno. O aprendizado acontece de forma impessoal e formal. Mas pelo visto este aprendizado está deixando também a desejar, pois os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostram que estamos longe de alcançar o patamar ideal. Então a pergunta que não quer calar: ‘’ESTAMOS FRACASSANDO EM ENSINAR E EDUCAR’’? A escola não está conseguindo desenvolver a sua função social. Isto é um fato com argumentos. A escola está falida. Esta instituição formal não atende aos anseios de uma juventude que quer desvendar, desbravar o desconhecido, que é vista como número. A massificação é geral.
Enquanto a educação ver o aluno como número nada vai mudar. Só fracassará. E esse caos aqui relatado, continuará. ‘’NINGUÉM POR TODOS E TODOS SEM NINGUÉM’’. A educação de qualidade precisa tratar a criança com excelência, mostrar que ele pode ser sujeito de seu aprendizado, que só ele pode se educar e se afastar da mediocridade. Que o mestre é só mais um partícipe deste longo processo, não é o dono do saber.

6 comentários:

  1. Bom dia!

    Cristina, não sei se eu já disse isto antes, mas sou encantada com todo seu conteúdo, esta paixão pela educação infantil, por esta área da pedagogia um mundo mágico. Você esta de parabéns acredite tudo que você nos traz tem um grande proposito e afirmo que esta conseguindo alcança-lo. Deus e proteja sempre. Ilumine seu caminho e muito sucesso!


    Ah por favor me enviei suas atualizações e tudo que poder no meu e-mail sempre tá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, fico feliz em saber que concorda comigo. Realmente amo o que faço. Abraço.

      Excluir
  2. É a primeira vez que entro neste saite e ja vejo e percebo o tamanho do seu amor pelas crianças espero que vc alcance os seus propositos e sempre divida com nos educadoras sorte sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia, vamos torcer para que todos tenham realmente acesso a uma educação de qualidade, beijos.

      Excluir
  3. gostei demais desse blog, vou aplicar isso no colégio objetivo zona norte SP, adorei, recomendo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: