Pesquise:

sábado, 3 de maio de 2014

Uma aulinha diferente.

Dados da Aula - para ensino fundamental menor. PORTUGUÊS
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Expor idéias pessoais em público.
• Desenvolver atenção aos sons, principalmente das palavras.
• Escrita de palavras: nomes dos animais.
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecimento de figuras de animais.
Conhecimento dos sons dos animais.
Estratégias e recursos da aula
Figuras de animais, colas, lápis de cor, tesouras e palitos de picolé.
Som e sons de animais.

Atividade 1
Caro professor, inicie a aula conversando sobre a floresta. Pergunte aos alunos: Se conhecem uma floresta, se sabem o que é e se quem não conhece já viu fotos ou viu na televisão. PERGUNTE TAMBÉM: Quais animais podem encontrar na floresta?
Professor, a intenção da atividade que se segue é a de que os alunos associem o animal à palavra e ao “som emitido” pelo animal.
Distribua para algumas crianças figuras de animais (pássaros, jacarés, leões, hipopótamos, rinocerontes, macacos, coelhos, sapos, patos, araras, girafas, elefantes). Para outras, distribua cartelas contendo a escrita do nome dos mesmos animais.
Chame à frente da sala um aluno com a figura, pergunte: Qual o som desse animal? Que animal é esse?
O aluno que está com a palavra correspondente à imagem apresenta-se à frente formando duplas.
Em seguida o professor chama outro aluno que tenha outra figura.
Essa atividade se repete até todos tenham se apresentado.

Atividade 2
Professor, agora vamos confeccionar os fantoches dos animais da floresta.


Distribua o desenho e peça para que os alunos pintem, recortem e colem no palito de picolé.
Feitos os fantoches, distribua 1 cópia da história para cada aluno e peça para que eles encontrem no texto os nomes dos animais citados na atividade anterior.
Em seguida iniciaremos a história sonora da floresta:
O professor será o narrador e combinará com os alunos que:
• Ao escutar a palavra FLORESTA, todos em conjunto, farão o som do seu bicho.
• Ao escutar o nome do seu bicho ele apresentará seu fantoche, fazendo o som específico do
animal e balançando-o.
• Ao escutarem a palavra MACACADA, os alunos que estiverem com o macaco apresentará seu fantoche, fazendo o som específico do animal e balançando-o.
• Ao escutar a palavra PALMAS, todos baterão palmas.
• Ao escutar a palavra CACHOEIRA, todos farão o som da cachoeira.
• Ao escutar a palavra RIO, todos farão o som do rio.
Organize os alunos em um local agradável, de preferência ao ar livre.
Professor, os alunos precisam de momentos fora da sala, este é um momento de diversão.
Vamos começar a história:


                                                           A ELEIÇÃO NA MATA

Era uma vez uma FLORESTA. Não uma floresta qualquer, mas uma grande FLORESTA, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que formavam CACHOEIRAS enormes de onde o pôr-do-sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá pro lado de lá do rio, enquanto os bichos pareciam fazer silêncio pra observar. Ah! Os bichos...Nesta FLORESTA viviam muitos bichos em paz!
Um dia, os bichos da FLORESTA resolveram fazer uma eleição para eleger o rei da mata.
Os PÁSSAROS voaram para todos os lados para espalhar a novidade.
Os JACARÉS se arrastaram desajeitados para beira do RIO querendo conhecer os candidatos.
Os LEÕES, os HIPOPÓTAMOS e os RINOCERONTES fizeram vários comícios para convencer os bichos a votarem neles.
A MACACADA agitada de galho em galho, às vezes batia PALMAS para um ou outro candidato.
Os COELHOS pulavam de lá pra cá e de cá pra lá, muito alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
No dia da eleição, os SAPOS, os PATOS e as ARARAS fizeram a propaganda.
As GIRAFAS olhavam tudo lá de cima e balançavam a cabeça aprovando.
Os ELEFANTES foram escolhidos para anunciar o resultado.
Sabe quem venceu a eleição?
Você e seus colegas é que vão dizer. Cada um deve votar em um animal. Depois, é só contar os votos e saber quem é o rei da mata!

Atividade 3
Converse com os alunos sobre a história. Pergunte: Por que a floresta não era uma floresta qualquer? Por que vocês acham que o pôr-do-sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos? Vocês conhecem algum pintor famoso? Por que eles resolveram eleger o rei da mata? O que os macacos faziam? E os coelhos? Os sapos, os patos e as araras fizeram a propaganda, vocês sabem o que é uma propaganda?
A partir das discussões com os alunos sobre a história, proponha uma eleição.
Professor monte uma urna com uma caixa de sapatos e peça para que os alunos votem no rei da mata.
Finalizada a votação, explique para os alunos que eles deverão escolher 3 colegas da turma que farão o papel dos elefantes na história.
Eles contarão os votos e depois anunciarão o resultado.

Atividade 4
Professor realize com os alunos o ditado dos sons.
Peça para que ouçam o som do animal e escrevam o nome do animal no papel.
Utilizare nesta atividade os sons dos seguintes animais: sapo, elefante, pássaro, jacaré, leão, arara e macaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: