Pesquise:

sábado, 19 de janeiro de 2013

Mais exercícios para ativar os neurônios


Botões Cerebrais
No livro Ginástica Cerebral, Paul e Gail Denison apresentam exercícios para ativar o funcionamento cerebral e também pontos que quando energizados aceleram o raciocínio e a captação de novas informações.
 O exercício principal é fazer movimentos cruzados, por exemplo: engatinhar (no chão mesmo, experimente, você vai gostar); levantar o braço direito e a perna esquerda ao mesmo tempo, e depois inverter; pular naquele ritmo de criança batendo com a mão direita no joelho esquerdo e vice-versa; levantar o pé atrás e tocá-lo com a mão oposta etc.
Crie também exercícios para fazer deitado, por exemplo, tocando com o cotovelo esquerdo no joelho direito e invertendo (para facilitar, deixe os pés no chão, joelhos levantados e coloque as mãos sob a nuca. Levante a cabeça e leve um dos cotovelos ao joelho oposto, que também se ergue em direção à cabeça).
Feldenkrais também propôs muitos exercícios invertidos, inclusive aqueles que o corpo gira para um lado e os olhos vão para o outro lado. Experimente, eles são ótimos para o corpo em geral e para os olhos em particular.
E agora experimente os botões cerebrais dos Denison:
Botões de Visão: Para fazer antes de leitura prolongada ou de ficar muito tempo no computador.
1. Pressione ligeiramente a região logo abaixo do umbigo com uma das mãos e coloque a outra na parte de cima do peito, logo abaixo da clavícula, com o polegar e o dedo do meio bem afastados (você vai encontrar aí dois pequenos ‘buraquinho’), pressionando e girando no sentido horário, cerca de um minuto e meio. Troque as mãos e repita o exercício.
2. Desenhe um oito deitado, como o símbolo do infinito, com a ponta do dedo indicador e siga o movimento com os olhos, sem mover a cabeça. Aumente o oito e continue seguindo o movimento com os olhos. Cansando, troque de mão, e continue o exercício por 3 minutos.
Botões do equilíbrio: Para manter o corpo relaxado e a mente atenta.
Coloque uma das mãos logo abaixo do umbigo e dois ou tres dedos da outra mão sobre a reentrância de um dos lados da base do crânio. Após um minuto, troque as mãos e os lados e fique mais um minuto. Respire com consciência, procurando elevar a energia da região do períneo para a cabeça.
Botões espaciais: Para desanuviar a cabeça e tomar decisões importantes.
Coloque dois dedos logo acima do lábio superior e descanse a outra mão no osso sacro. Faça um minuto, respirando e puxando a energia pela coluna vertebral. Inverta as mãos e faça mais um minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: